quarta-feira, 25 de junho de 2014

Os cinco Porquinhos de Agatha Christie


          Apesar de a Agatha Christie ser uma das escritoras do gênero policial mais conhecida do mundo, Os cinco Porquinhos foi o primeiro livro que tive coragem de ler da autora.


         A história se concentra em um crime cometido dezesseis anos antes, que acaba sendo reaberto por um detetive particular que é contratado pela filha da mulher que foi julgada culpada pela morte do marido.


        A filha acredita que a mãe é inocente, pois antes de morrer deixou uma carta alegando isto, e então o detetive Poirot decide trabalhar no caso mais como uma questão de respeito, pois inúmeras provas foram contra Caroline — a mulher condenada. É então que Poirot descobre cinco testemunhas na noite do crime, e ouve de cada uma delas a sua versão do que aconteceu. 
  
        O livro é dividido em três partes, e a segunda é dedicada para os cinco capítulos com a narração do ponto de vista diferente de cada “porquinho”. Essa analogia que a Agatha fez é até divertida, mas está interligada ou com a personalidade do personagem ou com o que sucedeu com ele depois daquela noite.






      Confesso que como primeiro livro dela, a história pode ser um pouco cansativa, primeiro por que o leitor, basicamente, lê cinco vezes a mesma história, e a tensão de saber se Caroline tinha mesmo cometido ou não o crime era agonizante.
     No final, o desenrolar não deixa a desejar, porém, (eu não sei se foi a minha experiência com as histórias do Sherlock, ou as minhas muitas séries de investigação) algumas linhas escritas pela Agatha, pra um leitor bem atento, são capazes de solucionar o crime antes mesmo da revelação final.


     Se pretendo ler outras obras da Agatha? Com certeza! Ouvi falar muito bem de “O caso dos dez Negrinhos” e se eu conseguir pode ser uma de minhas próximas leituras.


         Ah, eu pesquisei se já tinham feito algum filme desse livro, e acabei achando uma série titulada “Os pequenos Crimes de Agatha Christie”, que tem uma abertura divertida (para mim), mas os quinze minutos do episódio de “Os cinco Porquinhos” deixou MUITO desejar.
          Pode ser esse problema que os leitores têm quando uma obra é baseada em outra. Ainda não consegui terminar de assistir o episódio, então, se você quiser conhecer “Os cinco Porquinhos” primeiro leia a obra, e depois a assista. (Alguns episódios estão no youtube!)

Editora: Globo
Image and video hosting by TinyPic



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo